segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CENSO 2010 - EU RESPONDI!



Censo 2010 fará sondagem sobre casais gays...
Aliás, no meu caso, na minha casa, o Censo já passou e eu com muito orgulho respondi a verdade e passei a fazer parte da estatística do país!!!

Uma das novidades é a pergunta “Qual o grau de parentesco ou de convivência com o responsável pelo domicílio?’’, que abrigará, entre suas 20 opções de resposta, o item “união homossexual’’.

ABGLT lança campanha "IBGE... Se você for LGBT, diga que é!"

"No Censo Demográfico 2010 o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contar também casais homossexuais. Neste sentido, a ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – estará recomendando a todas as 237 afiliadas que incentive através das Paradas LGBT, das redes sociais da Internet, e em todos os eventos, a divulgação da seguinte frase "IBGE ... SE VOCÊ FOR LGBT, DIGA QUE É!"

Pela primeira vez em todo o Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contabilizar casais homossexuais no Censo Demográfico 2010. A proposta do instituto é trazer informações atualizadas de acordo com as mudanças da sociedade brasileira nos últimos anos.

“No passado nós só perguntávamos se eram cônjuges. Hoje nós abrimos para cônjuge do mesmo sexo e cônjuge de sexo diferente”, explica o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes. Só vão ser contabilizados os casais homossexuais que declararem, no questionário de perguntas, que moram no mesmo domicílio em união estável.

O IBGE já utilizou questionários com questões sobre a união estável homossexual em alguns municípios, mas esta será a primeira vez que a pesquisa envolve todas as cidades brasileiras.

Mas para o coordenador técnico do censo do IBGE, Marco Antônio Alexandre, a mudança não foi feita com o objetivo de revelar o percentual homossexual da população brasileira, até porque nem todos vivem em união estável.

O Instituto vai visitar 58 milhões de domicílios em 5.565 municípios. “Quando os(as) recenseadores(as) baterem em sua porta e você for “casado(a)” com uma pessoa do mesmo sexo, diga que é. É importante que nós ativistas e governo tenhamos dados concretos para construirmos políticas públicas”, disse Toni Reis, presidente da ABGLT.

A Contagem da População pelo IBGE em 2007, realizada em cidades pequenas, identificou, pela primeira vez, 17.560 pessoas que declararam ter companheiros do mesmo sexo. Desse total, 9.586 homens se declararam cônjuges de companheiros do mesmo sexo, o mesmo ocorrendo em relação a 7.974 mulheres."
(FONTE: http://www.paradasp.org.br/noticias.php?id=124)

Portanto, não tenha medo, quando o CENSO bater na sua porta, diga com orgulho " sim sou homossexual" , mesmo pq as informações dadas por vc não poderão ser violadas pois constitui crime, vc será apenas mais um número para o IBGE, mas para a nossa classe, vc fará uma grande diferença, mesmo que futuramente, para que possamos mostrar q nós existimos e queremos ter nossos direitos como todo cidadão brasileiro!

Pensem nisso!
Abçs

Um comentário:

Gá Agulhinha disse...

Oieee, flor! ;)

Obrigada por passar no meu blog.. eu super curti o teu e com mais tempo eu volto pra apreciá-lo mais!!
Eu ADORO Clarice, só não sei se tanto como vc.. rsrs

Volte mais vezes, te adicionei para não perdê-la por ai!

Beijaaao ;*